Wikilivros Discussão:Página principal/Arquivo 4/LQT Archive 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Revisão em 17h20min de 1 de novembro de 2010 por He7d3r.bot (discussão | contribs) (removendo afluentes da minha página de usuário antiga utilizando AWB)

Tarja azul

Gah! Que feio isso. Não combina mesmo com a página principal como está agora.

Também acho que a repetição do logo na página principal é desnecessária. Vou remover por enquanto. - Jota (Discussão) 17h16min de 6 de Dezembro de 2009 (UTC)

Seriam as cores que estariam feias? se for posso resolver... mas sabe eu achei que onde realmente combina é na biblioteca(talvez não concordem)... com os outro temos que adequar ainda(acho), mas no geral estamos progredindo... eu tenho escrito alguns esboços para o portal comunitário, biblioteca e página principal (tem coisas que eu coloco que nem eu mesmo gosto) mas isto está sendo feito em minhas sub páginas, então não tem problema... mas se isso te faz sentir melhor eu acho esse topo(atual) muito feio também alem lembrar muito da Wikipédia (talvez isto seja adequado), se não for... tem alguma sugestão de como podemos fazer a pagina mais amigável ?
Té mais!! Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 14h06min de 8 de Dezembro de 2009 (UTC)
Acho que ficou mais consistente agora... =)
Mudando um pouco de assunto, eu também estava achando estranho uma coisa ao colocar o topo na página principal: quando vamos clicando nos links "... • Portal comunitário • Biblioteca • ...", que estão logo abaixo da faixa azul, a posição da faixa não muda de uma página para a outra, o que é bom. No entanto, quando ia para a página principal, o topo subia, estragando a ideia de "barra de navegação" que aqueles links trazem... Isso aconteceu porque tiramos o título da página principal. Alguém mais acharia estranho esse movimento para cima ao mudar de uma página para outra? Helder 14h19min de 8 de Dezembro de 2009 (UTC)
Desculpa se te ofendi, Raylton, não queria desvalorizar o teu trabalho...
Nunca tinha parado para pensar, mas acho que esse topo é feio mesmo. =P
Já que perguntou, que tal sem o logo (só com o nome) e de uma cor só? (eu acho que a divisão em duas cores combinou nas outras páginas, mas aqui ficou muito estranho (e feio...). - Jota (Discussão) 14h45min de 8 de Dezembro de 2009 (UTC)
Não, não fiquei ofendido... Eu e o Helder temos gostos meio parecidos, então é bom que você esteja por aqui para puxar nossa orelha propor soluções mais adequadas...
  • Quanto as mudanças, eu intendi até a parte do logo, o resto ficou confuso para mim... uma cor como assim? quer dizer as cores dos blocos(na verdade são 3) ou do texto? Então, acha que é adequado mudar o esquema de cores para azul na pagina principal ou só alterar o topo mesmo?
--Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 15h21min de 8 de Dezembro de 2009 (UTC)
Eu me referia ao topo. Acho que o texto sobre um fundo colorido não fica legal. Vejam o caso dos outros projetos: só o Wikiquote e o Wikcionário usam assim (o Wikisource usa em um trecho). No caso do Wikiquote até ficou bom, mas não no do Wikcionário. - Jota (Discussão) 15h31min de 8 de Dezembro de 2009 (UTC)
Pode ser mais descritivo? não estou captando... algo como isso?
--Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 16h26min de 8 de Dezembro de 2009 (UTC)
É, seria isso mesmo.
Mas ainda estou achando bizarro o nome do projeto isolado no meio, vocês não? Isso quando está com as linhas. Sem as linhas, fica parecendo muito com os banners da campanha de recursos da Wikimedia Foundation.
Eu sugeriria bordas redondas e a remoção do "atalho", mas acho que o problema mesmo é o com o nome no meio. E se não for com as linhas vai quebrar a uniformidade com as outras páginas, né? - Jota (Discussão) 16h51min de 8 de Dezembro de 2009 (UTC)
AH... escuta, acho que entendo... você não está gostando de nada do topo da página, né?... não se preocupe =D. como dizem: o que não tem remédio remediado está, se quiser aplicar qualquer dos exemplos que editou, por mim não tem problema... no entanto não se sinta obrigado a isso, se lhe incomoda mais que o antigo, talvez seja melhor esperar uma solução mais aceitável... de qualquer jeito estou as ordem para tentar fazer com que essa solução(ou outra procedente) seja agradável para a maior numero de pessoas possível... Até depois!
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 23h15min de 9 de Dezembro de 2009 (UTC)
Não, Raylton, eu até estou gostando, só que não vejo muita lógica em colocar o nome do projeto no topo da página principal (ou o nome e o logo como estava antes) =/ Me parece repetitivo. Mas vocês não acham isso? - Jota (Discussão) 01h27min de 10 de Dezembro de 2009 (UTC)

Desculpa! mas foi o que pareceu, perceba as coisas que você não gosta:

  • repetição do logo
  • divisão em duas cores(que na verdade são 3)
  • fundo colorido
  • atalho
  • nome no meio
  • nome do projeto no topo da página principal

Perdão por ser analítico demais. Boa vontade é o que não falta... mas alterando tudo isso não vai sobrar essencialmente o que temos agora no topo ? =S

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 16h22min de 10 de Dezembro de 2009 (UTC)

Olha só... No en:, não há um topo. No de:, há um pouco de história sobre o projeto (mais do que no es:, que também não tem um topo). Já no it:, há um topo, na fr: há "meio" e no pl: também não tem (mas gostei do convite na primeira caixa: "Você também pode desenvolver manuais - Não sabe se vale a pena, confira aqui:..." [baseado na tradução do Google]). Levando em conta que nem todo projeto possui um topo, podíamos fazer isso também. Aí o topo em tons de azul fica para as páginas do "conjunto portal comunitário", onde combina melhor... Helder 17h28min de 10 de Dezembro de 2009 (UTC)
É verdade, Raylton, eu disse que não estava gostando disso tudo, mas eu estou sempre disposto a mudar de opinião e acho que a gente aprende a gostar (se der uma chance =P).
Bom, se o Raylton concordar podemos aceitar a sugestão do Helder. Parece bom sem o topo e menos trabalhoso. Perdemos alguma coisa? (eu acho que não). - Jota (Discussão) 12h27min de 11 de Dezembro de 2009 (UTC)
Ah... eu não acho legal sem topo, me parece mais organizado com um ele... e se for para escolher entre nenhum e o que temos, fico com a segunda opção, mas apresento essa terceira opção que resolve algumas das coisas que o Jorge não gosta:
  • repetição do logo
  • atalho
  • nome no meio
  • nome do projeto no topo da página principal
Na verdade é um ajustezinho no topo atual que parece agradar mais...
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 15h38min de 12 de Dezembro de 2009 (UTC)
Eu gostei desse. Por mim, podemos adotá-lo.
Desculpa a demora para responder, Raylton.
Acho que agora podemos tratar do problema que o Helder falou mais em cima, sobre o não alinhamento entre as navegações da página principal e das outras. =P - Jota (Discussão) 18h47min de 24 de Dezembro de 2009 (UTC)
Ok! Que bom que você gostou, Jorge! não ligue para a demora =D... de novo temos 3 opções para o problema do Helder...
  • Colocar margem na parte superior(não gosto dessa opção pois fica feio adiciona um espaço em branco diminuindo o campo de visão vertical)
  • Colocar o titulo de volta na página principal(eu sou meio neutro quanto a essa opção)
  • Remover o titulo de todas a página listadas na parte inferior(eu gosto dessa, já que os nomes das páginas já estão escritos na predefinição do topo[ou Tarja azul, como o Jorge prefere])
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 22h55min de 24 de Dezembro de 2009 (UTC)

Bug

Ah! Já viram como a página está no Chrome? - Jota (Discussão) 17h27min de 6 de Dezembro de 2009 (UTC)

Eu já tinha visto no Chrome, mas conferi mais uma vez agora e não percebi nada de errado nas duas vezes... Do que se trata? Helder 17h08min de 7 de Dezembro de 2009 (UTC)
Estava transformando tudo em listas bem grandes: os livros, os livros novos, os órfãos e até a predefinição com os interwikis. Estranhamente olhei de novo agora e está normal. =S - Jota (Discussão) 18h47min de 7 de Dezembro de 2009 (UTC)
Imaginei que fosse algo assim... Provavelmente foi por que o seu chrome usou a cópia do MediaWiki:Common.css que estava na cache... Eu cheguei a ver algo parecido quando fiz uns testes entre navegadores. Mas nada que persistiu depois de um CTRL+F5 ou SHIFT + Atualizar...
Qualquer coisa, grite... =) Helder 19h05min de 7 de Dezembro de 2009 (UTC)

Sprites para os cabeçalhos e para as etapas

Eu adicionei as imagens dos cabeçalhos e das etapas via css, com esta e esta edições. Por favor, dêem uma olhada em outros navegadores além do Firefox 3.0.5 e do IE 8, pra ver se tem algo bizarro acontecendo em algum deles. Limpem a cache, por causa da edição no css. Em caso de emergência, é só reverter até que se possa dar uma olhada com calma... =) Helder 21h18min de 8 de Dezembro de 2009 (UTC)

Chrome conta? :P, brincadeira... depois eu testo no IE 7, ok?
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 23h20min de 9 de Dezembro de 2009 (UTC)

Etapas

Antes que eu esqueça, há vários livros que constam na seleção da página principal mas para os quais não estava indicada a etapa de desenvolvimento. Eu coloquei 00% por padrão, mas precisamos conferir cada um para ver como está, e se for o caso de estar mesmo em 00%, remover, já que a lista é de livros acima de 25%. Helder 16h09min de 11 de Dezembro de 2009 (UTC)

Dúvidas sobre o Wikilivros

Sou novato por aqui... Como faço para escrever um Wikilivro?

Jack London Forever (Discussão) 05h48min de 5 de Fevereiro de 2010 (UTC)123

Respondido na página de discussão. Helder 15h04min de 5 de Fevereiro de 2010 (UTC)

História da Música

Posso criar um Wikilivro sobre a História da Música Eletrônica?

Jack London Forever (Discussão) 06h49min de 5 de Fevereiro de 2010 (UTC)Jack London

Respondido na página de discussão. Helder 15h04min de 5 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Um breve estudo sobre a Bíblia

Gostaria de saber tem como fazer um livro sobre a Bíblia, suas diversas polêmicas e interpretações de modo imparcial ou se isso feriria o princípio de imparcialidade. Grato

NewWikiWiki (Discussão) 04h36min de 9 de Abril de 2010 (UTC)NewWikiWiki

Me parece possível fazer um livro assim sem ser parcial, e sendo cuidadoso ao escrever, e citando fontes para os diversos pontos de vista, acho que o risco de se ferir o princípio de imparcialidade é pequeno... Mãos à obra! Helder 13h30min de 9 de Abril de 2010 (UTC)

Eu de novo

Estava com uma dúvida sobre as políticas do Wikilivros. Criei um enciclopédia Wiki pelo projeto Wikia, do Jimmy Walles, e não sei se pelas políticas do Wikilivros eu posso colocar um link para ela na minha página de usuário, já que este projeto também faz parte do projeto Wikia, de Jimmy Wales. Grato.

NewWikiWiki (Discussão) 04h39min de 9 de Abril de 2010 (UTC)NewWikiWiki

Eu não vejo problema em colocar o link... Helder 13h30min de 9 de Abril de 2010 (UTC)

Página Principal

Não sei se é aqui o lugar mais adequado para perguntar, mas quando será atualizada a página principal ( http://wikibooks.org/ )? O Wikibooks em inglês já tem 35 000 módulos (e está bem longe dos 30 100), ocorre também nos wikibooks doutras línguas. Se verem, a da Wikipedia (provavelmente) é atualizada todo dia ( http://wikipedia.org/ ). Mário Júnior (Discussão) 00h24min de 13 de Junho de 2010 (UTC)

Pelo visto, dado o tempo que levamos para perceber seu comentário, o melhor teria sido perguntar ali nos diálogos comunitários. Os portais (do Wikilivros e dos demais projetos) são atualizados a partir do Meta, conforme meta:Project portals. A predefinição usada no caso do Wikilivros é esta: meta:Www.wikibooks.org template (para ver o resultado de todo aquele HTML, use o link "preview portal" no menu suspenso no topo da página).
Os dados que mencionou já foram atualizados.
Para solicitar novas atualizações, basta usar a página de discussão daquela predefinição do Meta. Helder 12h38min de 20 de Outubro de 2010 (UTC)

Programar em C não está completo, como mostrado

O ícone ao lado do nome do livro Programar em C mostra que ele está 100%, mas ele não está. Wellington Brito de Carvalho (Discussão) 00h49min de 29 de Junho de 2010 (UTC)

Feito. Helder 21h23min de 18 de Outubro de 2010 (UTC)

Espanhol não está na página principal

Por que Espanhol não está na página principal em Línguas e linguística? Ele está em revisão(5 de 8) o que o coloca em plenas condições de ir, a menos que discordem da classificação.Analfabeta (Discussão) 19h26min de 18 de Outubro de 2010 (UTC)

A página principal está em processo de reformulação e simplificação. Se também puder dar sua opinião, a ajuda será bem-vinda.
Infelizmente as discussões estão um pouco espalhadas, por enquanto, mas posso fornecer links para as principais conversas e iniciativas a respeito:
Por outro lado, estamos tentando melhorar o próprio procedimento de escolha dos trabalhos que são "trabalhos destacados" no Wikilivros (isso inclui, por exemplo, a inclusão deles na página principal). Se puder, compartilhe conosco sua opinião, no tópico sobre o sistema de avaliação e premiação. Helder 21h13min de 18 de Outubro de 2010 (UTC)
Em todo caso, adicionei o livro por enquanto. Helder 21h23min de 18 de Outubro de 2010 (UTC)

Obrigada, mas não sabia da nova página. Eu não tenho direito a voto, mesmo assim posso dar opinião? E aonde tiro dúvidas sobre o código(linguagem) wiki? Analfabeta (Discussão) 22h56min de 18 de Outubro de 2010 (UTC)

Pode, e deve, comentar. Com certeza! .
Para tirar dúvidas, pode usar a página Wikilivros:Diálogos comunitários ou Wikilivros:Pergunte ao bibliotecário ou ainda entrar em contato diretamente com algum dos colaboradores que editaram no projeto recentemente (ver Especial:Utilizadores activos). Helder 12h38min de 20 de Outubro de 2010 (UTC)