Commons:Boas-vindas

From Wikimedia Commons, the free media repository
(Redirected from Commons:Boas-vindas)
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of a page Commons:Welcome and the translation is 97% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Welcome and have to be approved by a translation administrator.
Outdated translations are marked like this.

O que é a Wikimedia Commons?

A Wikimedia Commons é uma mediateca livre multilíngue do Movimento Wikimedia, assim foi criada e é mantida por voluntários. Todo o conteúdo multimédia (imagens, sons e vídeos) aqui disponibilizado tem carácter educativo/pedagógico e estão sob licenças livres, ou em domínio público; o âmbito da comunidade é definido nas páginas de Delimitação do Âmbito.

A Wikimedia Commons tem como base o MediaWiki, o mesmo software que a Wikipédia utiliza, e, portanto, todos a podem editar. Além disso, qualquer média aqui arquivada pode ser utilizada em qualquer outro sítio web que utilize o MediaWiki, sem necessidade de upload local, via código wiki ([[Ficheiro:]]).

Inaugurada a 7 de Setembro de 2004, a Wikimedia Commons atingiu o objetivo de um milhão de ficheiros a 30 de Novembro de 2006 e contém, neste momento, 104 857 600 ficheiros e $2 coleções.

Ao contrário dos repositórios multimédia tradicionais, a Wikimedia Commons é livre. Todos podem copiar, usar e modificar livremente qualquer ficheiro, desde que respeitem as condições estabelecidas pelo autor; frequentemente, estas consistem em atribuir os devidos créditos à fonte e ao autor e disponibilizar quaisquer cópias e melhoramentos nos mesmos termos. As condições de licenciamento de cada ficheiro podem ser encontradas na respectiva página de descrição. A base de dados Wikimedia Commons e os textos nela contidos estão licenciados com a Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos. Para mais informações sobre a reutilização dos conteúdos, consulte Commons:Reutilização dos conteúdos fora da Wikimedia e Commons:Primeiros passos/Reutilização.

Participe

Pode ajudar a melhorar a Wikimedia Commons de várias formas:

Contribua com as suas obras

Se é bom fotógrafo, não hesite em publicar as suas fotografias. Se é bom desenhista, há diagramas e animações que nos fazem muita falta. Se é bom músico, ou artista de cinema ou teatro, não hesite em publicar aqui gravações feitas por si da sua interpretação de peças livres.

Contribua com as suas aptidões

Mas não tem necessariamente de colocar ficheiros. Há muito mais trabalho importante a ser feito:

Contribua com o seu tempo

Nem sequer precisa de ser artista ou bom a escrever. Se gosta de criar ordem a partir do caos, então precisamos da sua ajuda!

Tour

Registre-se

Para colocar ficheiros na Wikimedia Commons é necessário estar autenticado. Pode-se registar seguindo a hiperligação «Entrar / criar conta» no topo da página, à direita, e introduzindo um nome de utilizador que ficará associado a todos os seus ficheiros e edições. No entanto, para só editar páginas a autenticação não é exigida (embora seja encorajada). Se adoptou a autenticação unificada, então já estará autenticado na Commons.

Tutorial dos primeiros passos

Nossos primeiros passos na página de ajuda e nosso FAQ vão ajudar muito após o registro. Eles explicam como personalizar a interface (por exemplo, o idioma), como carregar arquivos e nossa política básica de licenciamento. Você não precisa de habilidades técnicas para contribuir aqui. Seja audacioso ao contribuir e assuma a boa-fé nas intenções dos outros. Esta é uma wiki—é realmente fácil.

Encontra mais informações no Portal comunitário. Você pode colocar questões na Esplanada ou no canal #wikimedia-commons webchat do IRC.

Na Wikimedia Commons os ficheiros estão organizados em categorias e galerias. Na Página principal encontram-se as principais categorias disponíveis.

Coloque caixas Babel em sua página de usuário para que os outros saibam quais idiomas você fala e indique suas habilidades gráficas. Todos os seus uploads são armazenados em sua galeria pessoal. Por favor, assine seu nome nas páginas de discussão digitando ~~~~. Se estiver copiando arquivos de outro projeto, certifique-se de usar o FileImporter.

Serviços e software adicionais

Se deseja carregar um grande número de imagens, os programas VicuñaUploader ou Commonist serão úteis. Se precisar de informações específicas sobre ferramentas para visualizar ou editar nosso conteúdo, consulte a página de software e a página de ferramentas.

Esperamos que gostem daqui e que se divertam.

Wikiversidade
A universidade livre
Wikipédia
Uma enciclopédia livre
Wikcionário
Dicionário em várias línguas
Wikilivros
Livros e manuais livres
Wikisource
Documentos originais livres
Wikivoyage
Guia livre de viagem
Wikiquote
Coletânea de citações
Wikinews
Notícias de conteúdo livre
Meta-Wiki
Coordenação de projetos
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies
Wikidata
Base de dados livre
MediaWiki MediaWiki
Desenvolvimento do Software