Alto José do Pinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alto José do Pinho
  Bairro do Brasil  
Localização do bairro Alto José do Pinho na cidade do Recife
Localização do bairro Alto José do Pinho na cidade do Recife
Localização do bairro Alto José do Pinho na cidade do Recife
Localização
Mapa
Mapa de Alto José do Pinho
Coordenadas 8° 1' 20" S 34° 54' 30" O
Unidade federativa Pernambuco
Município Recife

Alto José do Pinho é um bairro do Recife, capital do estado de Pernambuco, Brasil.

Pertencente à RPA3 [1], desmembrado do bairro de Casa Amarela, assumiu o status de bairro em 1988, através do decreto municipal 14.552.

Demografia[editar | editar código-fonte]

População: 12.334 habitantes[1]

Área: 41,5 hectares

Densidade demográfica: 298,4 hab./ha

História[editar | editar código-fonte]

A ocupação do Alto José do Pinho começou no Século XIX, quando pessoas migrando do campo, à procura de melhores condições de vida e fugindo da seca, ali foram se instalando.[2]

O Alto José do Pinho (Antigo Alto da Munguba[nota 1])[3] também foi tomado por trabalhadores da antiga Fábrica da Macaxeira, na década de 1940. Contam os moradores que o nome do bairro foi dado graças a um morador que vivia de alugéis, que construía casas e era pintor de paredes, de nome José Melo, conhecido por José do Pinho porque carregava e tocava um violão.[2][4]

Em 1988, através do decreto 14.552, passou à condição de bairro.

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

Inicialmente com características rurais, foi formando uma cultura popular, com maracatus, reisados, blocos carnavalescos, de artes cênicas, grupos musicais e outras expressões populares.

Ali se estabeleceu o Maracatu Nação Estrela Brilhante[5] em 1995, vindo dos bairros de Campo Grande, Alto do Pascoal e Casa Amarela.

Ali também nasceram as bandas de rock Devotos do Ódio, Matalanamão, Faces do Subúrbio, III Mundo, A Ostenta, B.U. nas décadas de 80 e 90.

O Espaço Cultural Poesis é outro agente de integração da cultura do bairro.[6] É conhecido nacional e internacionalmente, membro do Movimento de Teatro Popular de Pernambuco.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

Notas

  1. Alto da Munguba, também grafado Alto da Manguba, atualmente é nome dado a subúrbio do bairro de Peixinhos, em Olinda.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]