Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Página principal)
Artigo em destaque

Tôn Thất Đính foi um militar que trabalhou no Exército da República do Vietnã (ARVN). Ele é mais conhecido como uma das figuras-chave no golpe de Estado no Vietnã do Sul em novembro de 1963 que levou à prisão e assassinato de Ngô Đình Diệm, o primeiro presidente da República do Vietnã, notavelmente conhecido como Vietnã do Sul.

Considerado o favorito pelo governante da família Ngô, Đính foi promovido várias vezes à frente de oficiais considerados mais capazes. Ele se converteu ao catolicismo romano para bajular Diệm e chefiou a ala militar do partido Cần Lao, uma organização católica secreta que manteve o controle dos Ngôs no poder. Aos 32 anos de idade, Đính se tornou o general ARVN mais jovem de todos os tempos e o comandante da II Corporação do Exército, mas era considerado uma figura perigosa, egoísta e impetuosa com uma queda por álcool e festas.(leia mais)

Eventos atuais

Eventos a decorrer: Guerra Israel-Hamas (crise do Mar Vermelho) • Invasão da Ucrânia pela Rússia (cronologia) • Conflito no Sudão
Mortes recentes: Oswald BarrosoGina SantosJoana NevesOsvaldo BenderNuno JúdiceMarwan Issa

26 de março na história
Mercosul
Mercosul

Nasceram neste dia…

Fuade I do Egito (18681936)  • Joseph Campbell (19041987)  • Christian Boehmer Anfinsen (19161995)  • Larry Page (n. 1973)

Morreram neste dia…

Sancho I de Portugal (11541211)  • Ludwig van Beethoven (17701827)  • Sarah Bernhardt (18441923)  • Spiridon Louis (18731940)

Sabia que...

… até o final do século XIX, Campinas (imagem) tinha mais habitantes que a cidade de São Paulo, contudo, uma epidemia de febre amarela provocou uma redução abrupta de 75% na população total da cidade?

… apesar de levar o nome do matemático Pitágoras, o Teorema de Pitágoras já havia sido descoberto e usado por outras civilizações antigas?

… em 2004, o governo do Chade tentou recorrer à ONU para que analisasse uma questão envolvendo a extrema semelhança entre a bandeira de seu país e a da Romênia?

… os gatos possuem trinta e dois músculos distintos em cada uma de suas orelhas, o que lhes permite obter audição direcional, movendo cada orelha independentemente da outra?

… desde a criação da Copa Libertadores da América, o Club Olimpia é o único clube a ter chegado na final em todas as décadas?

Imagem do dia
Homem falando ao telefone no Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau de Montreal, Canadá. (definição 7 380 × 5 326)

Homem falando ao telefone no Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau de Montreal, Canadá.
(resolução original: 7 380 × 5 326)

Sobre a Wikipédia

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores e o conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser reutilizado sob a mesma licença, desde que respeitando os termos de uso. Todos podem publicar conteúdo on-line desde que criem uma conta e sigam as regras básicas, como verificabilidade ou notoriedade.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários e integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde coordenam esforços em projetos temáticos e espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.
Projetos-irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora de projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
Base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros e manuais livres
Wikinotícias Wikinotícias
Jornalismo colaborativo
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
Biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
Universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
Guia livre de viagem
MediaWiki MediaWiki
Software Wiki
WikiTech WikiTech
Projetos técnicos
Wikispore Wikispore
Projetos experimentais