Tiradentes (Minas Gerais)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tiradentes
  Município do Brasil  
Vista da Igreja Matriz de Santo Antônio
Vista da Igreja Matriz de Santo Antônio
Vista da Igreja Matriz de Santo Antônio
Símbolos
Brasão de armas de Tiradentes
Brasão de armas
Hino
Gentílico tiradentino[1]
Localização
Localização de Tiradentes em Minas Gerais
Localização de Tiradentes em Minas Gerais
Localização de Tiradentes em Minas Gerais
Tiradentes está localizado em: Brasil
Tiradentes
Localização de Tiradentes no Brasil
Mapa
Mapa de Tiradentes
Coordenadas 21° 06' 36" S 44° 10' 40" O
País Brasil
Unidade federativa Minas Gerais
Municípios limítrofes Prados, Barroso, Dores de Campos, São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Coronel Xavier Chaves
Distância até a capital 190 km
História
Fundação 19 de janeiro de 1718 (306 anos)
Administração
Distritos
Prefeito(a) Nilzio Barbosa (MDB[3], 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 83,047 km²
 • Área urbana (IBGE/2019) [1] 4,93 km²
População total (Censo IBGE/2022) [1] 7 744 hab.
Densidade 93,2 hab./km²
Clima tropical de altitude (Cwa)
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010) [4] 0,740 alto
PIB (IBGE/2021) [5] R$ 205 707,34 mil
PIB per capita (IBGE/2021) R$ 25 209,23
Sítio www.tiradentes.mg.gov.br (Prefeitura)
www.camaratiradentes.mg.gov.br (Câmara)

Tiradentes é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se na região central mineira e ocupa uma área de cerca de 80 km², sendo que 5 km² estão em perímetro urbano. Sua população foi estimada em 7 744 habitantes em 2022.

Anteriormente denominada São José del Rei, foi uma das mais importantes vilas mineiras do Brasil Colônia, sendo um dos polos da produção aurífera. O seu atual nome é uma homenagem a Tiradentes. Sendo um dos primeiros atos da proclamação da República.[6][7]

História[editar | editar código-fonte]

Tiradentes, anos 1950. Arquivo Nacional.

Suas antigas denominações foram "Arraial Velho de Santo Antônio", e "Vila de São José do Rio das Mortes"[8] e cidade de São José del-Rei. O nome São José resulta de homenagens ao então príncipe de Portugal, D. José I.

Criação da vila[editar | editar código-fonte]

A vila de São José resultou do desmembramento da vila de São João del-Rei em 1718. As lavras de São José del-Rei foram descobertas por João de Siqueira Afonso, em 1702, nos primórdios do século XVIII. Alvará de 12 de janeiro de 1718 criou a Vila de São José do Rio das Mortes, instalado a 28 do mesmo mês e ano, mais tarde trocado para São José del-Rei. A criação do distrito sede data de 16 de fevereiro de 1724.[6][7]

Alteração de nome[editar | editar código-fonte]

Ao ser proclamada a República, o governo republicano precisava de um herói que, segundo os novos governantes, representava esses ideais. A escolha caiu sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), que, além de tudo, combateu um governo monárquico.[9] Dessa feita, foi mudado o nome da cidade para Tiradentes, por meio do Decreto estadual n.° 3, de 6 de dezembro de 1889.[7]

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Em 1924, os modernistas paulistas organizaram a caravana em Minas, que buscava pesquisar a identidade nacional e investigar o barroco como o primeiro movimento artistico brasileiro. Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Godofredo da Silva Telles, René Thiollier, Tarsila do Amaral, Olívia Guedes Penteado e Blaise Cendrars passaram em São João del Rei, Tiradentes e depois seguiram para Ouro Preto.[10]

Em 1938 o seu conjunto arquitetônico e urbanístico foi tombado pelo IPHAN, como patrimônio nacional, por representar "um dos mais importantes episódios de interiorização e consolidação da colonização do território brasileiro".[7] A cidade tornou-se, nas rotas turísticas, um dos centros históricos da arte barroca.[11]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a uma latitude 21º06'37" sul e a uma longitude 44º10'41" oeste, estando a uma altitude de 927 metros. Possui uma área de 83,047 km². Conforme a classificação geográfica mais moderna (2017) do IBGE, Tiradentes é um município da Região Geográfica Imediata de São João del-Rei, na Região Geográfica Intermediária de Barbacena.[12][13]

Desmembramentos[editar | editar código-fonte]

O antigo distrito de Prados, juntamente com outros territórios desmembrados do município de Barbacena, é elevado à categoria de município com a denominação de Prados, pelo decreto nº 47, de 12- 04-1890. Deixando de fazer parte de Tiradentes.

Em 1911, o antigo Distrito da Lage foi emancipado, vindo a se separar oficialmente de Tiradentes no ano seguinte e a se chamar Resende Costa.[14]

Em 17 de dezembro de 1938, pelo decreto-lei estadual nº 148, Tiradentes perdeu o distrito de Barroso, transferido para o recém-criado Dores de Campos, além de parte da área do seu distrito sede, para o município de Prados.

Em 21 de dezembro de 1995, pela lei estadual nº 12.030, perdeu o antigo distrito de Santa Cruz de Minas,que adquiriu a emancipação política.

A Lei municipal nº 1.738, cria os distritos do Elvas e Caixa D'Água da Esperança. Sendo formado, portanto, por três distritos, contando o distrido-sede.

Circunscrição eclesiástica[editar | editar código-fonte]

A paróquia Santo Antônio pertence à Diocese de São João del-Rei.[15]

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Relógio de sol.

Igreja Matriz de Santo Antônio[editar | editar código-fonte]

Tiradentes tem dentre suas igrejas a Matriz de Santo Antônio, construída em 1710 é a segunda igreja em ouro do Brasil, sendo a primeira em Salvador (BA), é uma das mais belas construções barrocas do país. No interior do templo há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.

Matriz de Santo Antônio
Câmara Municipal.

Câmara Municipal[editar | editar código-fonte]

Localizada próxima à Matriz, na ladeira que é caminho para esta, construída em meados do século XVIII, servia para abrigar a administração pública no período colonial e imperial. A Câmara Municipal de Tiradentes foi construída longe da cadeia pública, o que é incomum na maioria das cidades do século XVIII.

Fundação Oscar Araripe[editar | editar código-fonte]

Realiza exposições de pintura temporárias e permanentes de seu acervo.

Capela Nossa Senhora das Mercês[editar | editar código-fonte]

Capela rococó do final do século XVIII, com um único altar multicolorido, dois belos forros com pinturas em estilo rococó, cenas alusivas à Virgem Maria e imagem da padroeira. Pertencia à irmandade dos pretos crioulos, ou seja, os pretos nascidos no Brasil. Toda a pintura da capela foi executada por Manoel Victor de Jesus, pintor mulato, falecido em 1828, é datada do início do século XIX.

Capela do Bom Jesus da Pobreza[editar | editar código-fonte]

Capela de dimensões modestas e decoração singela, mas notável pela sua estatuária e como exemplo da interpretação popular do estilo Barroco.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos[editar | editar código-fonte]

Capela construída em cantaria (pedra), em lugar da capela primitiva, tem três altares de talha de meados do século XVIII e os santos negros São Benedito, Santo Antônio de Cartagerona e Santo Elesbão.

Restauração do Museu Casa Padre Toledo [16]

Museu Casa de Padre Toledo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Museu Casa de Padre Toledo

É um museu da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, ligada à UFMG. O prédio é uma construção do final do século XVIII, com esquadrias em cantaria lavradas, sete forros pintados, destaca-se aquele que representa os cinco sentidos, com figuras da mitologia grega. Nesta casa morou Padre Toledo, um dos idealizadores da Inconfidência Mineira, tendo sido local de conspiração para a revolta de 1789.

Santuário da Santíssima Trindade[editar | editar código-fonte]

Sua construção data de 18 de outubro de 1822. Nesta igreja ocorrem anualmente o Jubileu da Santíssima Trindade.

Chafariz São José, construído no Século XVIII.

Chafariz São José[editar | editar código-fonte]

Na ladeira que leva à Igreja Matriz, localiza-se um chafariz, construído em 1749 para abastecer a então vila com água potável. Era também utilizado para lavagem de roupa e como um bebedouro de animais, sobretudo equinos. Conta com um aqueduto construído com trabalho escravizado da época, trazendo a água de uma nascente a 1 quilômetro de distância, o chafariz está em funcionamento até hoje.

Locomotiva nº 68 na rotunda de Tiradentes.
A popular "Maria-Fumaça". Locomotiva 42 na Estação de Tiradentes.

Estrada de Ferro Oeste de Minas[editar | editar código-fonte]

A Estrada de Ferro Oeste de Minas, que atualmente liga São João del-Rei a Tiradentes, foi inaugurada em 1881, com a presença do Imperador Dom Pedro II, funcionando ininterruptamente até hoje. A linha foi construída em bitola de 762mm. O trem é puxado por locomotivas a vapor popularmente conhecidas por "Maria Fumaça". Há exemplares de fins do século XIX, mas as locomotivas que circulam são do início do século XX. A EFOM já possuiu 720 quilômetros em bitola de 762mm. Hoje somente o trecho de 12 quilômetros que liga São João del-Rei a Tiradentes está em funcionamento. Este trecho é administrado pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Os trens partem nas Sextas, Sábados, Domingos e feriados são 10h e 15h de São João del-Rei e 13h e 17h de Tiradentes.

Instituto Mario Mendonça[editar | editar código-fonte]

Localizado na residência centenária do pintor sacro Mário Mendonça, o Instituto Mario Mendonça oferece um panorama abrangente da arte brasileira contemporânea, além de reunir o acervo do artista, considerado o principal representante da pintura sacra no Brasil. São cerca de 14.000 m², com amplos salões e jardins.[17]

Balneário Gabriel Passos[editar | editar código-fonte]

Do outro lado da Serra de São José, a Codemge é proprietária do Balneário Gabriel Passos ou Balneário de Águas Santas. O conjunto está localizado integralmente na encosta da Serra de São José, tendo suas águas vertendo para a bacia hidrográfica do Rio Carandaí. O complexo hidromineral engloba uma área de 11,0788 ha, contando com uma reserva de mata nativa, quiosques, quadra esportiva, lanchonete, restaurante, chafarizes e piscinas de água termal corrente. A estância faz parte da Área de Proteção Ambiental da Serra de São José, área criada para para preservar o patrimônio histórico, paisagístico e cultural da região, proteger e preservar os mananciais, a cobertura vegetal característica de cerrados, bem como remanescentes de mata atlântica, e a fauna silvestre[18].

Cultura[editar | editar código-fonte]

Na cidade acontece anualmente, desde 1998, a Mostra de Cinema de Tiradentes, com exibição de curtas e longas-metragens.[19]

Desde 2004, também é realizado, anualmente, na cidade o Festival de Fotografia de Tiradentes - Foto em Pauta, que promove a fotografia no Brasil. O evento conta com atividades ministradas por grandes nomes da fotografia do Brasil e do mundo. Produz exposições, workshops, palestras, debates, leituras de portfólio, projeções de fotografias e atividades educativas voltadas para a comunidade local.[20]

Dialeto local[editar | editar código-fonte]

Segundo o Esboço de um Atlas Linguístico de Minas Gerais (EALMG), realizado pela UFJF em 1977, o dialeto local é o mineiro.[21]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). «Tiradentes». Consultado em 29 de fevereiro de 2024. Cópia arquivada em 29 de fevereiro de 2024 
  2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (9 de setembro de 2013). «Tiradentes - Unidades territoriais do nível Distrito». Consultado em 29 de fevereiro de 2024. Cópia arquivada em 29 de fevereiro de 2024 
  3. Estadão (2020). «Candidatos a vereador Tiradentes-MG». Consultado em 29 de maio de 2021 
  4. Atlas do Desenvolvimento Humano (29 de julho de 2013). «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Consultado em 3 de novembro de 2017. Arquivado do original (PDF) em 8 de julho de 2014 
  5. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2021). «Produto Interno Bruto dos Municípios - 2021». Consultado em 29 de fevereiro de 2024. Cópia arquivada em 29 de fevereiro de 2024 
  6. a b Inácio Nascimento, David (2017). «A loucura na vila: reflexões sobre a loucura em Tiradentes». INTERthesis: Revista Internacional Interdisciplinar (1): 79–97. ISSN 1807-1384. Consultado em 21 de agosto de 2023 
  7. a b c d «Página - IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional». portal.iphan.gov.br. Consultado em 21 de agosto de 2023 
  8. Voltando aos registros paroquiais de Minas colonial: etnicidade em São José do Rio das Mortes, 1780-1810
  9. Carvalho, José Murilo de (6 de março de 2023). A formação das almas: O imaginário da República no Brasil. [S.l.]: Companhia das Letras 
  10. Gerais, Portal Minas. «Turismo em Minas Gerais | Movimento Modernista em Minas Gerais». Portal Minas Gerais. Consultado em 21 de agosto de 2023 
  11. Terra, Herbert (25 de março de 2018). «Tiradentes, o tesouro escondido da arte barroca». Tô Perambulando. Consultado em 21 de agosto de 2023 
  12. «Divisões Regionais do Brasil | IBGE». www.ibge.gov.br. Consultado em 15 de junho de 2022 
  13. «Tiradentes (MG) | Cidades e Estados | IBGE». www.ibge.gov.br. Consultado em 21 de agosto de 2023 
  14. RESENDE, João Carlos (2017). Na porteira do Catimbau: Família e riqueza no Distrito da Lage (1869-1907). São João del-Rei: UFSJ 
  15. Silveira, Lucas. «Diocese ganha novo mapa territorial após criação de novas foranias». Diocese de São João del Rei. Consultado em 19 de fevereiro de 2023 
  16. «Trabalho de restauração do Museu Padre Toledo revela surpresas». redeglobo.globo.com. Consultado em 7 de julho de 2020 
  17. «Mario Mendonça». Consultado em 16 de maio de 2018 
  18. «Áreas de atuação: Tiradentes». CODEMGE. N.d. Consultado em 14 de setembro de 2020 
  19. «Apresentação». Universo Produção. Consultado em 26 de fevereiro de 2024 
  20. «Festival de Fotografia de Tiradentes vai movimentar a cidade mineira de 6 a 10/3». otempo.com.br. Consultado em 27 de fevereiro de 2024 
  21. «Esboço de um Atlas Linguístico de Minas Gerais (EALMG) - Projeto Atlas Linguístico do Brasil». alib.ufba.br. Consultado em 15 de junho de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tiradentes